domingo, abril 13, 2008

E se pudermos realmente mudar o mundo?

Quem não terá já pensado nisso? Quem não terá sentido aquela vontade interior de querer fazer a diferença? Mas será que conseguimos realmente fazer isso? Tudo o que fazemos é importante e vai alterar algo, mas mudar o mundo?! Talvez seja ingénuo, mas gosto de acreditar que sim, é possível.


Teoria do Caos

Esta é uma das mais recentes e ao mesmo tempo extraordinária teoria matemática que conheci até hoje. De uma forma resumida, diz-nos que uma pequena alteração num sistema complexo leva a alterações de enorme magnitude no sistema todo. Um exemplo mais que conhecido é o chamado “efeito borboleta”: O bater de asas de uma borboleta numa parte do mundo poderá provocar um furacão do outro lado da Terra. Será realmente possível? Basta olharmos para o nosso dia-a-dia, para o que está à nossa volta, para vermos que as nossas acções afectam realmente o que acontece, mas daí a mudar o curso da história... E mesmo que possa, como é que sabemos que fomos nós a marcar a diferença?


Yes.We.Can


“Se uma voz consegue mudar uma sala,

então consegue mudar uma cidade.


Se consegue mudar uma cidade,

então consegue mudar um estado.


Se consegue mudar um estado,

então consegue mudar um país.


Se consegue mudar um país,

consegue mudar o mundo!”

Yes. We. Can.


E porque não há nada de errado com a esperança, também não há nada de errado em acreditar que é possível. Pois tudo começa por algum lado e quando no início não há nada mais do que um sentimento de esperança, então acreditar “é o nada que é tudo” que pode marcar a diferença.


Mas ninguém faz nada sozinho. E como uma pessoa muito especial um dia escreveu: “Queremos mudar o mundo contigo”. Não foi a mim que o disse, mas acredito que vamos faze-lo. Todos juntos iremos fazer.

Impossível. Utopia. Sonho.

Não interessa realmente o que possam dizer, pois todos nós sabemos que tal é possível.

Sem comentários: