quarta-feira, julho 02, 2008

My sweet eighteen




Amizade

Estávamos ontem a jantar quando isto me saltou à cabeça depois da Catarina ter lido uma mensagem que recebi a dar-me os parabéns. O que é realmente a amizade?

Usámos tantas, mas tantas vezes a palavra amigo que ela acabou por perder o significado que deveria. Um amigo não é aquela pessoa que está sentada na mesma carteira da sala de aula, não é aquela pessoa com que conversámos de vez em quando para passar o tempo, nem tão pouco é quem convive uma ou outra vez connosco.

Isso não passam de colegas de circunstância que pela força das condições acabam por se cruzar connosco ao longo da vida.

Um amigo é muito mais do que isso.
Um amigo é alguém com quem criámos laços e nos ligámos simbióticamente. Entram na nossa vida sem realmente nos apercebermos e vão ficando. Os dias, semanas, meses, avançam e eles continuam no mesmo sítio. Sem notarmos, ficamos cada vez mais ligados e quando realmente temos consciência já não podemos viver sem eles.

Independentemente do que possa acontecer no futuro sabemos que nada mudará. Podem passar anos, podemos estar fisicamente separados pelo infinito, mas a tudo isso sobrepõem-se um infinito infinitamente maior que nos liga e que é impossível de separar.

É esta quinta força fundamente da natureza de alcance superior à gravítica e de intensidade superior à nuclear que torna a amizade em algo tão forte.

Depois de quase um ano inteiro convosco fui conhecendo cada vez mais esta força. Chegámos a uma altura em que achámos que estamos no topo e que nada poderá ser melhor, mas cada vez que esta ideia nos invade, surge algo de novo. Superamo-nos e surge algo completamente novo que nos faz redescobrir o mundo.

Ontem vocês voltaram a fazer isso. Quando achava que tinha os melhores amigos do mundo e que nada poderia ser melhor, vocês surpreendem-me e fazem algo que nunca me tinham feito.
Fizeram-se sentir a pessoa mais especial do mundo.
Fizeram-me sentir a pessoa mais feliz do mundo.

O que fizeram ontem é inexplicável. Foi mais um daqueles momentos que nunca esquecerei e que guardarei para sempre comigo.

Sempre que criámos laços, ganhámos sempre algo de novo. Surge sempre algo diferente na nossa vida e crescemos mais um pouco. Cada um de nós foi crescendo ao longo do ano, mas acho que nunca estaria preparado para tudo isto. Convosco, cresci tanto, mas tanto, que praticamente tornei-me numa pessoa diferente e redescobri-me a mim mesmo.

Coisas como esta não se pode agradecer, pois é impossível mostrar gratidão suficiente. Estou "eternamente grato" a cada um de vós por tudo aquilo que me deram e por me terem ajudado a ser quem sou.

Para todos aqueles "que nunca morrerão", um agradecimento eterno de alguém que estará convosco para toda o sempre.

Paulo Renato

1 comentário:

Catarina disse...

'Vem connosco nesse aquário da vida em busca do tesouro perdido: a eternidade.'

o que nos dás dia-a-dia, eh tanto tanto...
o que nos dás dia-a-dia faz de nos pessoas melhores.

eh um orgulho seres o nosso paulinho!

obrigadó!

<3